A tarifa de visitação ao arquipélago pernambucano sofreu reajustes, anunciou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os novos valores entram em vigor a partir deo dia 01 de novembro de 2024.
O reajuste é válido para turistas de todas as nacionalidades, mas há desconto de 50% para os brasileiros. Aos estrangeiros, a nova taxa custará R$ 373,00. Para os brasileiros, independentemente do Estado de origem, o valor do ingresso será de R$ 186,50.
Conforme o ICMBio, a cobrança da tarifa é um mecanismo para garantir a preservação ambiental em Fernando de Noronha frente à exploração turística do arquipélago.
A taxa não é cobrada de moradores da ilha, crianças menores de 12 anos e adultos com idade acima dos 60 anos. Pessoas com parentes de primeiro grau residentes em Fernando de Noronha e pesquisadores com estudos na região também são isentos da taxa.
O ingresso é necessário para acessar o Parque Nacional de Fernando de Noronha, área que ocupa aproximadamente 70% da ilha. A região inclui pontos famosos como a Baía do Sueste, Baía dos Golfinhos, Praia do Sancho, Forte São Joaquim do Sueste, Ponta das Caracas e Praia do Leão.
No entanto, há outras áreas onde não é preciso pagar a taxa, como a Cacimba do Padre, Praia do Bode, Praia do Americano, Praia do Boldró, Praia da Conceição, Praia do Meio, Praia do Cachorro, Porto de Santo Antônio.
Os ingressos podem ser adquiridos online e têm validade de utilização para até 10 dias após a compra.